Emagreça e ganhe mais saúde com o Kombucha

Emagreça e ganhe mais saúde com o Kombucha
Avalie o nosso post!

Entenda como essa bebida poderosa é capaz de ajudar você a perder peso, acabar com a compulsão por doces e carboidratos e ainda deixar você mais saudável!

Ele está se tornando famoso a cada dia por oferecer muitos benefícios à saúde e auxiliar no emagrecimento. E já caiu no gosto de estrelas internacionais, como Haley Berry e Reese Whiterspoon. Também foi considerado um elixir da vida pelos chineses.

Mas afinal, o que é o kombucha?

Trata-se de um chá fermentado por micro-organismos benéficos à saúde, como leveduras e bactérias, que existem normalmente no nosso intestino. “É uma bebida refrescante, que lembra um refrigerante por ter bolhinhas, e muito rica para o organismo”, fala a nutricionista especializada em nutrição funcional, Elaine de Pádua, de São Paulo (SP.

Atualmente, o kombucha é foco de pesquisas na Universidade de São Paulo (USP), que buscam entender mais sobre seus benefícios. No entanto, o especialista no assunto Bev Ferguson, proprietário do Kombucha Manna Internacional, fez uma pesquisa com 600 consumidores da bebida preparada em todo o mundo e avaliou que 27% das pessoas tiveram uma melhora considerável na saúde; 81% se sentiram mais dispostos e não apresentaram mais o quadro de prisão de ventre; e 30% dos que associaram o uso da bebida com hábitos saudáveis, tiveram perda de peso considerável.

“Os micro-organismo vivos têm uma função muito importante na microflora intestinal, afinal, são probióticos. Eles auxiliam no funcionamento do intestino e melhoram a absorção de nutrientes e outras funções que acontecem ali”, explica Elaine.
Com o órgão em pleno funcionamento, além de evitar quadros de prisão de ventre, ajuda a prevenir a obesidade, uma vez que a pessoa se sente mais saciada. “O metabolismo também passa a funcionar de forma eficiente e queima mais energia”, acrescenta a nutricionista.

Outra boa notícia é que o kombucha age reduzindo compulsões por doces e por carboidratos que tanto fazem você furar a dieta. “Ele auxilia na produção do hormônio serotonina que é produzido pelo órgão”, explica Elaine.

Há ainda quem afirma que o kombucha tem efeito detox por se tratar de uma bebida alcalina que equilibra o pH do corpo, facilitando o processo de emagrecimento e impedindo a retenção de líquidos. “Já o seu efeito antioxidante, fica por conta da mistura com os chás, que possuem compostos antioxidantes, vitaminas e aminoácidos que são essenciais à saúde e ajudam a blindar a imunidade”, complementa a nutricionista que indica consumir 300 ml da bebida todos os dias pela manhã.

Leia também: Afine 6 kg sem esforço com o matchá

Como fazer o kombucha?

O kombucha pode ser encontrado em casas de produtos naturais. No entanto, muitas pessoas também fazem doações, como acontece com o kefir. A culinarista Malu Lobo ensina como preparar um litro de kombucha:

  1. Ferva 300 ml de água.
  2. Desligue o fogo e adicione 1 colher (sopa) cheia do chá escolhido e 120 g de açúcar demerara ou cristal. Mexa para dissolver e abafe por 10 minutos e coe.
  3. Adicione 700 ml de água fria filtrada.
  4. Transfira o chá para um recipiente de vidro ou cerâmica esterilizado com álcool e que tenha boca larga. Não use recipientes de metal ou inox.
  5. Se tiver um chá já fermentado, coloque 5 a 10% dele no novo chá para ajudar a fermentar mais rápido. Caso não tenha, acrescente 2 colheres (sopa) de qualquer vinagre como acidificante.
  6. Misture bem e coloque a colônia de kombucha, também conhecida como scoby ou cultivo-mãe. Ela pode afundar inicialmente, mas, com o passar dos dias, deve flutuar.
  7. Use um guardanapo de papel com um elástico para tampar e evitar que insetos caiam. Deixe em um local mais escuro, fora da geladeira e evite trocá-lo de lugar de 7 a 10 dias.
  8. Após 7 dias, prove seu chá. A bebida vai ficar cada vez mais ácida por conta da fermentação até se tornar avinagrada — você decide o grau de acidez de acordo com o seu paladar. Então, retire o scooby com delicadeza e a camada que vai se formar a superfície e inicie um novo processo.
  9. Coloque a bebida fermentada em uma garrada e leve à geladeira. Consuma em até 4 dias de 50 ml a 200 ml — cada pessoa deve ingerir de acordo com sua tolerância. Apenas não abuse.
  10. Você ainda pode incrementar sua bebida pronta com especiarias, como cravo e canela, acrescentar mais açúcar ou mel e até pedaços de frutas.

 

 

Fotos: Depositphotos

 

LEIA TAMBÉM:

7 lições para emagrecer
Suco de laranja emagrece
Berinjela é detox, emagrece e faz bem!
Coloque overnight oats na sua dieta de perda de peso

Gostou? Pode compartilhar!Share on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *