Quando retomar os exercícios no pós-parto?

Entenda o que se deve levar em conta antes de começar a puxar ferro depois da chegada do bebê. Aprenda a cuidar bem do seu corpo!

 

 

Começo minha coluna aqui na Revista Fit com um assunto super questionado pelas futuras mamães: Quando podemos voltar à pratica de atividade física depois do parto? Conversei com o ginecologista e obstetra Roberto Buenfil de Faria, que é autor do livro Gravidez Saudável – guia prático da gestação ao bebê, e com a fisioterapeuta especialista em gestantes e pós-parto, Mariana Mazzei (perfil no Instagram @motherfit), para esclarecer essa dúvida!

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva o retorno às atividades físicas pós-parto deve respeitar o período de 30 dias depois do parto normal e, mínimo de 45 dias, após uma cesárea.

 

A principal limitação para a volta dos treinos é a mudança de rotina da família e privação de sono. “A mulher fica menos disposta e, quando tem tempo livre, prefere descansar. Outro fator comentado pela maioria das pacientes são as dores nas regiões lombar e cervical por conta dos esforços nos cuidados com o bebê e da falta de fortalecimento muscular. Então, indico substituir algumas sessões de atividade física por fisioterapia para analgesia e prevenção de novos episódios”, fala Mariana. Os exercícios posturais para fortalecimento do abdômen também evitam as frequentes dores nas costas.

 

Por isso, quando a questão envolve a volta às atividades físicas, cada caso deve ser visto e avaliado individualmente. Pois, tudo vai depender de alguns fatores:

  • como foi a gestação;
  • se houve algum problema durante o período gestacional;
  • se praticou alguma atividade física antes ou durante a gravidez;
  • quanto foi o ganho de peso na gestação e qual o peso após o parto;
  • qual foi o tipo de parto;
  • se houve alguma complicação no pós-parto;
  • se ainda está amamentando.

 

No entanto, o ginecologista lembra que os melhores resultados e objetivos são alcançados quando a mulher faz uma preparação adequada e correta antes mesmo da gravidez, aliando exercícios físicos com uma alimentação saudável. “A ideia é que, durante a gestação, ela mantenha a atividade física supervisionada adaptada às suas condições de saúde e ao trimestre da gravidez”, explica Roberto.

 

A prática de exercícios contribui muito para o controle do ganho de peso durante a gravidez, diminuindo a chance do aparecimento de estrias na pele, além de ajudar a recuperar a forma. Mas esta volta não significa igual como era antes!

 

A fisioterapeuta alerta que é preciso ir com calma e evitar abusos no pós-parto, mesmo que sejam pacientes acostumadas com treinamentos mais intensos! “Deve-se respeitar o corpo e não exagerar. Claro que falar em carga e intensidade é muito específico e individual. Mas as sedentárias acabam respeitando mais a fisiologia”, comenta.

 

Abdominais tradicionais, atividades de equilíbrio, alongamentos de grande amplitude e exercícios de impacto devem ser evitados, porque causam grande sobrecarga no assoalho pélvico, facilitam torções e quedas, uma vez que, nessa fase, os ligamentos ainda estão sob ação hormonal. Eles ainda podem causar desconfortos devido ao aumento das mamas e ainda gerar sobrecarga cardíaca!

 

Para Roberto, a estratégia mais importante para conseguir manter a forma física durante a gestação e após o parto ainda estão no fato de não ganhar muito peso nos 9 meses!

 

pat_perri_maminforma_antes_e_depois

 

No meu caso esperei 3 meses para voltar aos treinos, nas 3 gestações, sempre senti muito desconforto pelo ganho excessivo de peso, porém é a velha história, paciência e perseverança. Devagar e sempre chegamos lá!

 

 

Fotos: Dollar Photo Club e arquivo pessoal.

exercícios no pós-parto

 

VEJA TAMBÉM

Ela afinou 22 kg com a dieta Dukan e treino
Barriga chapada em 4 minutos!
Use biomassa para emagrecer

Nova Dieta Dukan: Fique magra para sempre!

 

Pat Perri é jornalista, mãe de 3 crianças e já passou por muitas mudanças difíceis como mulher. Chegou a pesar 82 quilos, mas deu a volta por cima e hoje desfila um corpo saudável e lindo aos 40 anos. Por isso, virou uma blogueira de referência.
Como colunista da Revista Fit, ela mostra seu ponto de vista e traz dicas para ajudar as mulheres a recuperarem a autoestima depois da maternidade, com dicas saudáveis de alimentação, fitness e lifestyle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *