Bolo de banana fit

Bolo de banana light

Bolo de banana light
Avalie o nosso post!

Um delicioso bolo de banana agrada a todos da família. Então, pode apostar nessa sugestão adaptada da receita tradicional da influenciadora Emília Lobato, dos canais do Instagram e Facebook CozinhaTudo. A diferença foi usar adoçante no lugar do açúcar. Confira:

 

 

Bolo de banana light

Rendimento: 20 pedaços

Calorias: 213 kcal por porção (feita com adoçante) e 400 kcal (receita tradicional feita com açúcar)

 

Ingredientes

4 ovos

1 xícara (chá) óleo de milho

2 xícaras (chá) farinha de trigo

2 xícaras (chá) de adoçante culinário

6 bananas prata cortadas ou 3 bananas da Terra cozidas

1 colher (sopa) de fermento químico em pó

1/2 xícara (chá) de açúcar (para a farofa)

2 colheres (sopa) de canela (para a farofa)

 

Modo de Preparo

Em um liquidificador, bata os ovos inteiros com o óleo. Acrescente o adoçante culinário e continue batendo até que forme uma massa. Adicione as bananas prata ou da Terra cortadas, depois acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó. Despeje a massa em uma assadeira média com furo central ou redonda untada com óleo e farinha trigo.

Para a Farofa: Misture a canela com 1/2 xícara de açúcar. Coloque sobre a massa antes de ir para o forno, com o auxilio de uma peneira. Asse em forno preaquecido 180 oC por 30 a 40 minutos.

 

>>Avaliação da nutricionista:

“Usar frutas em receitas é uma ótima maneira de contribuir com o aporte de vitaminas, minerais e fibras na dieta. Além disso, elas auxiliam na textura da massa e reduzem o índice glicêmico da receita. Outros ingredientes interessantes de usar em receitas de bolo são a maçã, e tubérculos como inhame, batata-doce, mandioca e abóbora. Outra troca interessante é substituir o óleo de milho por óleo de coco sem sabor e também a farinha de trigo por farinha de amêndoa.”

 

Dra. Roseli Rossi (CRN 2084), nutricionista especialista em nutrição clínica, funcional e fitoterapia, da Clínica Equilíbrio Nutricional

 

Foto: Emilia Lobato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *