Acupuntura para correr melhor!

 

Um dos tratamentos mais antigos do mundo, a acupuntura pode auxiliar na recuperação após treinos, amenizar dores, prevenir lesões e até melhorar sua performance

 

Após uma fratura no pé, em 2008, a maratonista norte-americana Deena Kastor descobriu a acupuntura e tornou-se fã da tradicional técnica chinesa. Afinal, foi assim que encontrou alívio para suas dores. E mesmo depois, sem nenhum grande problema, a atleta continuou com suas agulhinhas semanais. A ideia é estar sempre em equilíbrio para treinar e correr melhor! Diversos estudos sugerem que a acupuntura pode melhorar a circulação e acelerar o tempo de cura devido à sua capacidade de equilibrar os sistemas neurológico e cardiovascular.

 

“A acupuntura consiste na aplicação de agulhas muito finas em pontos precisos do corpo, fazendo com que a circulação de energia e de sangue seja reestabelecida, possibilitando ao organismo recuperar suas funções, promover a saúde e, no caso dos atletas, até melhorar seu desempenho”, diz a acupunturista Silvia Ferreira, da Clínica Acuterapia, de São Paulo. A seguir, a especialista explica como a terapia chinesa age e como pode ajudar o corredor.

 

Por onde começar

O tratamento com acupuntura pode ser iniciado em qualquer fase da vida, mesmo que você não tenha dor ou lesão. Ou seja, pode ser uma terapia preventiva e de manutenção do equilíbrio. Em uma consulta inicial, o especialista conversa longamente com o paciente para saber sobre seus hábitos e faz uma avaliação física que inclui a inspeção da língua e a tomada de pulso. É importante frisar que deve ser um profissional com formação adequada, mas não precisa ser necessariamente um médico.

 

Melhora a recuperação após os treinos

O metabolismo do ácido láctico e a rapidez com que é eliminado do sangue e dos músculos após o esforço são importantes componentes da recuperação pós-exercício. “Existem evidências de que a acupuntura pode aumentar essa taxa de eliminação. Outro aspecto é que os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios da terapia diminuem dores e danos nos tecidos musculares após o esforço físico”, explica Silvia.

 

Prevenção e tratamento de lesões

As lesões esportivas acontecem, geralmente, devido a traumas – e estes são mais comuns quando existe fadiga muscular e má nutrição de músculos e tendões. A medicina chinesa procura apoiar o corpo durante o treinamento no sentido de construir músculos, promover o armazenamento de glicogênio no fígado e preparar o organismo para explosões de energia necessárias durante a atividade física. Mas a técnica também auxilia o tratamento de lesões ósseas, como uma fratura por estresse. “Na medicina chinesa, quando pensamos em tecido ósseo basicamente pensamos nos rins. Ao estimular a função deste órgão, estaremos estimulando a recuperação do osso fraturado. Vale esclarecer que em muitas situações a acupuntura trabalha ‘à distância’. Ou seja, em uma fratura do antebraço direito, por exemplo, poderão ser agulhados pontos no tornozelo e no antebraço esquerdo”.

 

Turbinando a performance

Estudos e relatos clínicos têm mostrado que o rendimento esportivo melhora quando se associa a acupuntura ao treinamento. “Hoje, no mundo inteiro, equipes de ponta contam com um acupunturista em seus quadros. Esse profissional atua tanto no período de preparo, quanto durante a própria competição”, diz Silvia. Entre seus efeitos já comprovados para turbinar o desempenho estão: aumento da capacidade de transporte de oxigênio para o músculo solicitado; aumento da capacidade dos músculos utilizarem o oxigênio fornecido; aumento da micro-circulação muscular – o que melhora a nutrição e a eliminação de catabólitos (resíduos oriundos do metabolismo); e a diminuição da tensão muscular, facilitando o movimento de alongamento antes da contração.

 

Ajuda o emocional

Sabia que a acupuntura ajuda até na parte psicológica? “Medo, ansiedade, preocupação com a performance… Tudo isso provoca a liberação de neurotransmissores como epinefrina, norepinefrina, dopamina e corticoesteróides (substâncias liberadas durante situações de estresse e que, em grandes concentrações, podem provocar danos ao organismo). Geralmente, a medicina ocidental trata estas situações com a prescrição de tranquilizantes (benzodiazepínicos), que possuem efeitos colaterais. A acupuntura pode ser usada em tratamentos de redução de ansiedade de forma mais segura”, argumenta a acupunturista.

 

Efeitos imediatos

Os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios da técnica podem ser sentidos rapidamente no caso de inflamações nas articulações, tendões e músculos, segundo a especialista. Em médio e longo prazo, a acupuntura também melhora a capacidade do organismo restabelecer suas funções e reconstruir tecidos. Em algumas situações pode ser usada como terapêutica única, em outras pode aparecer associada à fisioterapia, cirurgias e medicações.

 

Quantas sessões?

Depende do que se busca. Problemas crônicos tendem a levar mais tempo e, às vezes, com remissão apenas parcial dos sintomas. No entanto, é importante saber que, na maioria das vezes, já na primeira sessão o paciente sente alguma melhora. Seguir as orientações do acupunturista quanto à mudança de hábitos de vida e alimentares também é fundamental para o sucesso da terapia. E quanto mais cedo se inicia o tratamento de uma lesão, mais rápido e eficaz será o resultado. Se a intenção for apenas ajudar na recuperação pós-treino, o ideal é que se faça uma sessão por semana no período de treinamento. Em fases de pré e pós-competição pode-se intensificar o número de sessões.

 

Quem pode e quem não pode?

Por ser uma terapêutica segura e praticamente não possuir efeitos colaterais, quase todo mundo pode se submeter a ela. Mas a acupuntura não deve ser realizada em pacientes sob efeito de drogas alucinógenas, alcoolizados, extremamente debilitados, em jejum, e hemofílicos. E existem contraindicações relativas a gestantes – que não devem ser agulhadas principalmente na região do abdome.

 

É dolorido?

Agulhas descartáveis e de espessura bem fina são inseridas com técnica e cuidado em pontos precisos na pele. Ficam espetadas, em média, por 20 minutos. Na maioria desses pontos a aplicação é indolor.

 

Tem dúvidas sobre corridas? Mande suas questões para leitorafit@revistafit.com e vamos levá-las para os especialistas responderem.

 

 

Jornalista, autora do blog “eu corro porque…”, corredora há 10 anos, sete maratonas completadas (e dezenas de outras provas, de diversas distâncias), mãe de dois filhos. Escreve e corre com paixão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *