Conheça a yoga massagem ayurvédica

Entenda a técnica indiana que já chegou ao Brasil e confira 8 bons motivos para apostar nela

 

A técnica milenar da yoga atraiu tantos fãs nas últimas décadas que ela ganhou versões diferentes (power yoga, hot yoga…), roupas específicas e até massagens! Sim, e olha que essa aqui foi criada na índia há 40 anos! Trata-se da yoga massagem ayurvédica método Kusum Modak (nome da indiana que criou a técnica).

 

A professora de yoga e terapeuta corporal, Marina Mártims, de São Paulo (SP), que usa a técnica Kusum Modak, explica que, diferente da ayurvédica tradicional, essa massagem mescla manobras de alinhamentos e alongamento com posições de yoga, trações e pisadas (mas nada que machuque, viu!). Tudo feito com o toque gostoso de óleos essenciais e pó Vekhand (feito de raiz de cálamo, um parente do gengibre). “É uma massagem mais completa e complexa indicada para as pessoas que buscam manter a saúde, se livrar de algum tipo de desconforto, seja ele de ordem física ou emocional, e o equilíbrio do fluxo energético do seu corpo. E o ideal é usá-la como um tratamento, com sessões semanais, e não apenas em momentos de emergência”, explica Marina, que complementa: “Atendo desde maratonista e corredores que querem se preparar para uma prova, até pessoas que desejam deixar o sedentarismo de lado e estão em busca de bem-estar”.

 

Mas não pense que é uma aula de yoga. A pessoa fica deitada na maior parte do tempo recebendo a massagem, mas, em alguns momentos, sob a orientação da terapeuta, senta ou deita em posições de yoga para que sejam feitas trações e alongamentos. No entanto, existe um detalhe importante na técnica: “durante toda a sessão a pessoa precisa respirar profundamente (inspirar e expirar). Isso vai induzi-la a um estado de meditação e ajudá-la a relaxar ainda mais”, fala a terapeuta.

 

A seguir, confira 8 benefícios da yoga massagem ayurvédica método Kusum Modak:

 

1. Previne lesões. Marina explica que, por se tratar de alongamentos e alinhamentos, a técnica ajuda a preparar o corpo para uma atividade física intensa. “Ela também é indicada para o pós-treino, pois ajuda na recuperação e no relaxamento. O pó de cálamo usado durante a massagem ainda aquece a musculatura, auxiliando na ampliação dos movimentos.”

 

2. Aumenta a capacidade da respiração. Como a técnica exige a inspiração e a expiração coordenadas o tempo todo, ela ajuda a pessoa a ter mais consciência e capacidade respiratória.

 

3. É indicada como tratamento auxiliar para insônia, ansiedade, estresse, síndrome do pânico e depressão. Isso porque proporciona um profundo relaxamento na pessoa. A respiração faz a pessoa entrar em um estado de meditação e de autoconhecimento. “Mente e corpo estão intimamente conectados, por isso, respirar corretamente — inspirar e expirar profundamente e, de preferência, pelas narinas —, gera saciedade, desenvolve a autoconfiança, a mente fica mais estável e os pensamentos claros e contemplativos”, coloca a terapeuta.

 

4. Faz o realinhamento postural. “Muitas pessoas ficam arqueadas em seus computadores e celulares ou têm problemas de coluna por falta de alongamento e a massagem faz esse trabalho de alongar e corrigir”, fala Marina.

 

5. Trata dores musculares e nas articulações. O alongamento ajuda a aliviar as dores, assim como o aumento do fluxo sanguíneo. A massagem yoga desbloqueia energias estagnadas no corpo, libera toxinas e pode aflorar emoções. Os toques profundos e lentos da técnica desobstruem estes canais energéticos e redistribuir o sangue para as regiões que estão carente de energia vital. Além de tonificar a musculatura.

 

6. Faz uma drenagem linfática. Como também há deslizamentos com as mãos nas durante a massagem, também promove-se uma drenagem linfática, ajudando a eliminar toxinas e líquidos em excesso.

 

7. Exfolia a pele. Novamente esse é um papel do pó de raiz de cálamo, que proporciona uma exfoliação leve e suave, eliminando as células mortas superficiais.

 

8. Ajuda a acabar com a prisão de ventre. Durante a sessão, é feita uma massagem no abdômen que age sobre os órgãos do aparelho digestivo. Isso estimula o melhor funcionamento do sistema, fazendo o intestino a funcionar melhor. Alivia também sintomas da TPM e cólicas.

 

 

 

Foto: Depositphotos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 thought on “Conheça a yoga massagem ayurvédica”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *