Cerveja dá barriga?

Cerveja dá barriga?
Avalie o nosso post!

 

Confira a resposta dessa e de outras dúvidas sobre uma das maiores paixões nacionais

Mesmo quem malha não vê a hora de chegar o fim de semana para dar umas escapadas e tomar cerveja com os amigos. Mas será que ela realmente é uma vilã da saúde e da silhueta sequinha?

Quem responde nossas perguntas sobre a “polêmica” cervejinha é a nutricionista e beer sommelière Fabiana Panobianco, de Campinas (SP). Confira!

 

Cerveja engorda?

Fabiana Panobianco: Cerveja não engorda desde que consumida com moderação. O problema é o fato do consumo ser grande. Aí não tem jeito! E a situação piora se a pessoa consome frituras, massas e outros petiscos bastante calóricos para acompanhar a cerveja.
As cervejas lagers comuns têm em média 103 kcal por copo. No entanto, quanto mais alcoólica, mais calórica ela vai ser, uma vez que cada grama de álcool fornece 7 kcal.

 

Mas é verdade que a cerveja dá barriga?

Fabiana Panobianco: Uma pesquisa do Instituto de Nutrição Humana Potsdam Rehbrucke e da Universidade de Ciências Aplicadas Fulda (Alemanha) em parceria com a Universidade de Gotemburgo (Suécia) investigou cerca de 22 mil pessoas por oito anos e verificaram seus hábitos cervejeiros, medindo a circunferência da suas barrigas.

O resultado mostrou que consumidores de duas latinhas diárias ganharam peso, mas o acúmulo de gordura acontece em locais diferentes para cada pessoa. Portanto, cerveja não dá barriga. O que aumenta a gordura corporal é o desequilíbrio energético entre consumo e gasto calórico. Ou seja, assim como outros alimentos, se consumir cerveja demais, estará somando várias calorias.

O problema é que os estudos são realizados apenas com as cervejas mais comuns, tipo Standard Lager, e deixam de lado os outros estilos. E olha que existem aproximadamente 120 estilos diferentes com graduação alcoólica que varia entre 0 e 14% ABV.

 

 

Mas qual seria a ingestão “segura” para não engordar?

Fabiana Panobianco: O consumo moderado de cerveja — 330 ml para mulheres e 660 ml para homens — associado à prática esportiva, alimentação equilibrada e abandono do tabagismo pode fazer parte de um estilo de vida saudável.

 

 

A cerveja oferece algum tipo de benefício para a saúde?

Fabiana Panobianco: Se consumida em quantidades moderadas, a cerveja pode ajudar no funcionamento do organismo e ser benéfica para a saúde! A bebida ajuda a prevenir o aparecimento do diabete tipo II por reduzir os níveis de insulina, assim como doenças cardiovasculares, ao elevar o colesterol bom (HDL). Ela ainda carrega vitaminas do complexo B, ácido fólico que evitam a anemia, reforçam a imunidade, auxiliam na digestão, no desenvolvimento da flora intestinal e na regulação dos níveis de colesterol. Também é rica em polifenóis que têm ação antioxidante; silício, que possibilita maior densidade óssea e previne a osteoporose; sódio e potássio, que regulam a pressão arterial; e magnésio que age na manutenção dos músculos. Mas claro que o consumo exagerado pode trazer outros problemas ao organismo.

 

 

Mas beber cerveja faz o corpo reter água, certo?

Fabiana Panobianco: O exagero no consumo de cerveja incha, sim. É que as bebidas alcoólicas contêm etanol que é tóxico, especialmente para o fígado, já que ele filtra as toxinas da circulação sanguínea. Fora isso, o álcool causa a dilatação dos vasos sanguíneos e isso dificulta o retorno do sangue ao coração, principalmente, das pernas e dos pés. Aí é inchaço na certa!

A dica para evitar o inchaço é manter a hidratação do organismo, ou seja, beber água antes, durante e depois do consumo da cerveja para eliminar o etanol do organismo.

 

 

Para não correr o risco de engordar, qual prato a pessoa deveria pedir para acompanhar a cerveja?

Fabiana Panobianco: Se for beber cerveja, opte por preparações menos gordurosas, evite molhos, queijos, frituras e o excesso de carboidrato — pois a cerveja já tem muito carboidrato. Escolha carnes grelhadas — como uma porção de filet mignon grelhado —, uma salada de folhas verdes ou ainda um mix de cogumelos frescos puxados no azeite.

Não deixe de aproveitar a vida, mas é importante não exagerar e manter o equilíbrio. Uma escapadinha de vez em quando está autorizada desde que você compense no dia seguinte com exercícios físicos, alimentação saudável e sucos detox.

 

Foto: Depositphotos

 

1 thought on “Cerveja dá barriga?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *