4 dicas práticas para dormir melhor

A noite chega e você não consegue pregar os olhos quando está na cama? Veja boas dicas práticas para dormir melhor e não deixe o sono afetar sua vida

 

1. nada de celular ou iPad à noite

Um estudo do Centro de Pesquisa da Luz do Instituto Politécnico Rensselaer (EUA) revelou que o uso de aparelhos eletrônicos que emitem luz à noite interfere na produção de melatonina — um hormônio produzido no cérebro que estimula o sono. O teste foi feito após duas horas de interação com um tablet e verificou-se que o hormônio ficou rezudido em 22%. É que a luz inibe a produção da melatonina. Por isso, evite os eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir.

 

2. leia um livro

Ler é relaxante. Foi a essa conclusão que chegou a pesquisa feita na Universidade Sussex, no Reino Unido. Segundo dados do estudo, o nível de tensão nos voluntários foi reduzida em 68% ao folhear um livro. Que tal ler uma história interessante (nada de trabalho, hein?) e, claro, leia o livro impresso.

 

3. fuja do álcool

Beber um drink ou uma cerveja para relaxar pode até fazer você cair no sono rápido. Mas a verdade é que o álcool interfere no sono reparador (ciclo em que acontecem os sonhos), segundo estudo feito no Centro do Sono de Londres e publicado pela revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research. E se consumido com frequência pode até causar sérios problemas como apneia e insônia crônica. Então melhor beber só no final de semana, né?

 

4. dá-lhe triptofano

Esse aminoácido influencia na produção de serotonina — um neurotransmissor que dá sensação de bem-estar e que participa na produção da melatonina. Por isso, se você fica horas olhando para o teto à noite, vale investir em alimentos ricos nele na última refeição do dia. O triptofano está presente no leite, na carne de peru, ovo, amendoim, grão-de-bico, feijões, amêndoas, atum, banana, mel, melancia, nozes, limão, mamão. Tem várias opções, hein?

 

Foto: Depositphotos

1 thought on “4 dicas práticas para dormir melhor”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *