Quem começa a correr e toma gosto pelo esporte busca se superar a cada treino. O problema é que exagerar de cara nas passadas pode levar a lesões bastante incômodas. Segundo o médico e cirurgião ortopedista, especialista em cirurgia do quadril, Giancarlo Polesello, de São Paulo, estudos mostram que o aumento repentino dos treinos em 30% ao longo de duas semanas pode aumentar o risco de desenvolvimento de lesões relacionadas à corrida. “Por isso, recomenda-se que o acréscimo da distância semanal percorrida não ultrapasse 10%”, aconselha o médico.
Entre os problemas mais comuns entre os corredores que “abusam” do treino estão as lesões nos quadris, responsáveis 3 a 11% do total de ferimentos nos membros inferiores. “Geralmente, são causadas por microtraumas de repetição devido a uma sobrecarga excessiva nos tecidos sem que eles tenham tempo suficiente para cicatrização. E se for contínua, podem ocorrer dor, inflamação e degeneração dos músculos laterais e posteriores aos quadris — conhecida como síndrome do trato ilio-tibial”, explica o médico.
Para evitar esses problemas, Giancarlo orienta realizar uma boa avaliação funcional antes de começar a correr e também preparar o corpo para a atividade que está por vir com exercícios de fortalecimento. “Estes cuidados vão contribuir muito para a longevidade da corrida e evitar afastamento por lesões”, fala Giancarlo.
A seguir, confira três exercícios elaborados pela fisioterapeuta Andreza Maroneze que também vão ajudar você e prevenir esse tipo de lesão:
1 – Prancha
Deitada de barriga para baixo com os cotovelos e antebraços apoiados no chão na largura dos ombros e pernas estendidas com as pontas dos pés também apoiadas no solo. Contraia o abdômen e eleve o tronco, deixando o corpo alinhado e paralelo ao chão. Mantenha-se na posição por 10 segundos e retorne. Repita 3 vezes.
2 – Ponte
Deitada de barriga para cima com os braços esticados e joelhos dobrados. Contraia o abdômen e eleve os quadris, mantendo-os suspensos por 10 segundos e retornar. Repita 3 vezes.
3 – Perdigueiro
Na posição 4 apoios, com as mãos e os joelhos no chão, estenda um braço à frente e a perna oposta para trás. Mantenha os membros suspensos por 10 segundos e retorne à posição inicial. Repita 3 vezes com cada braço.
Modelo: Kelly Vital
Fotos: Depositphotos e Revista Fit
LEIA TAMBÉM:
Musculação emagrece e reduz gordura
Nova aula na piscina detona 400 calorias
Pasta de amendoim turbina os músculos
Muffin de banana para os músculos
Quer mais músculos? Beba água!