Marcio Atalla lança projeto Vida de Saúde

O educador físico Marcio Atalla lança um projeto desafiador com a intenção de mudar os hábitos de uma cidade inteira para que a população ganhe mais qualidade de vida

 

Vida_de_Saude_Marcio_Atalla

 

Essa semana aconteceu o lançamento do desafiador projeto do educador físico Marcio Atalla, o Vida de Saúde. A proposta do movimento é criar uma consciência coletiva em uma cidade brasileira para que os moradores criem hábitos saudáveis e melhorem sua qualidade de vida.

 

A cidade escolhida para o desafio foi Jaguariúna, localizada a 120 quilômetros de São Paulo, e que representa muito bem a realidade brasileira segundo Marcio Atalla: “tem cerca de 57% da população obesa ou com sobrepeso”.

 

A ideia do movimento Vida de Saúde é mostrar que, com pequenas mudanças na rotina, é possível ter uma vida mais saudável. “Nosso desafio é estimular as pessoas a fazerem boas escolhas na alimentação e incentivar que elas se movimentem mais no dia a dia”, diz Atalla, que é o idealizador do movimento patrocinado pela Amil.

 

Para ajudar a população nessa tarefa, vários eventos estão programados. Entre eles, uma caminhada inaugural no dia 30 de de abril, passeios de bicicleta, aulas com diversos tipos de atividades físicas, aconselhamentos e oficinas de nutrição.

 

A população deverá realizar avaliações laboratoriais antes e ao término do projeto, que terá a duração de 8 meses, como exames de níveis de glicose, colesterol total, HDL-colesterol, triglicérides, VLDL-colesterol, LDL-colesterol e proteína C-reativa. Além disso, passará por uma avaliação para verificar a circunferência abdominal, o Índice de Massa Corporal (IMC), pressão arterial, nível de atividade física, padrão alimentar e estado de saúde.

 

Por meio do aplicativo “Oi, Atalla!”, cada pessoa terá seu histórico registrado e sua evolução acompanhada durante o período do projeto, que vai de março a dezembro de 2016. Através dessa plataforma, as pessoas ainda terão dicas de nutrição e de atividades físicas para aumentar a motivação e o engajamento no projeto.

 

Com respaldo científico de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Jaguariúna (FAJ), o movimento deve gerar um estudo para analisar como o movimento e a alimentação saudável influenciam na saúde das pessoas e nos gastos públicos com medicamentos e tratamentos.

 

A experiência será documentada para gerar conteúdo para um futuro documentário para cinema, TV e, também para o You Tube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *