Mitos e verdades sobre os cuidados com o cabelo

Esclarecemos algumas das maiores dúvidas que envolvem o assunto cabelo com o cabeleireiro e maquiador Evandro Angelo, do Salão C. Kamura, de São Paulo (SP). Leia e saiba como cuidar ainda melhor dos seus fios!

 

 

É melhor usar a máscara de hidratação no lugar do condicionador.

MITO. Esses produtos têm funções diferentes, portanto um não substitui o outro, segundo Evandro Angelo. “A máscara é específica para reestruturar os fios, já o condicionador age deixando-os mais maleáveis e fáceis de pentear”, explica o expert. Em detalhes, a máscara faz o trabalho de regeneração, enquanto o condicionador tem o poder de selar a cutícula do fio. Evandro também coloca que não é necessário usar os dois no mesmo dia. “O ideal é usar o condicionador com mais frequência e, caso ele não estiver dando desembarace, brilho e balanço desejados, você deve entrar com a máscara uma vez por semana”, ensina.

 

Os óleos prejudicam os fios sob a ação do sol.

MITO. O óleo específico para cabelo tem o papel de dar brilho e facilitar o desembarace, segundo Evandro. Para o expert, a ideia de “fritar” o cabelo só aconteceria se você usasse produtos que não seriam específicos para essa finalidade. “No entanto, os óleos com extratos à base de vegetais são melhores e mais suaves do que os produtos à base de silicone”, indica o cabeleireiro, que lembra ainda que o leave-in é um produto ainda melhor por oferecer proteção térmica e até mesmo contra os raios ultravioleta.

 

Dá para “colar” as pontas duplas.

EM TERMOS. O cabelo envelhece e acaba criando pontas duplas. Se você não corta os fios periodicamente, as pontas ficam cada vez mais finas e acabam criando a ponta dupla. Claro que o corte ainda é a melhor maneira de eliminar o problema: “Quem gosta de cabelo longo deve tirar meio centímetro a cada dois meses. E quem quer mantê-lo curto, deve cortar um centímetro a cada um mês”, ensina Evandro.

Mas, se você não quiser cortar seu cabelo, o cabeleireiro indica tratamentos seladores de cutículas com profissionais. “Também dá para segurar as pontas duplas usando produtos certos até esperar o momento certo para cortar o cabelo”, diz Evandro. Nesse caso, busque produtos que oferecem essa promessa no rótulo. Tem sérum, spray, máscara e até leave-in. Mas lembre-se que para dar resultado, você tem que usá-lo diariamente.

 

Diluir o xampu traz benefícios aos fios, pois a lavagem torna-se mais suave e os fios não ressecam.

MITO. Evandro explica que o xampu é elaborado e desenvolvido com fórmula ideal para lavar os fios, portanto, ao acrescentar água, você perde a composição correta. Mas, se você acha que o xampu está deixando seu cabelo mais embaraçado o expert dá a dica: “A fórmula do xampu é geralmente alcalina e, por isso, abre a cutícula do fio. O pH de 3.5 a 4.5 é alcalino, acima disso torna-se mais ácido e não abre tanto a cutícula do cabelo”, explica. Portanto, com fórmulas menos alcalinas, você não vai ter a sensação de fios ressecados e embaraçados. Entendeu?

 

Leave-in é obrigatório para todos os fios.

VERDADE. Evandro Angelo é categórico em afirmar que todas as mulheres deveriam usar leave-in sempre. “O produto protege da ação térmica de secadores e de chapinhas, do sol e da poluição, por isso eu indico até mesmo para aquelas mulheres que preferem secar o cabelo ao natural”, finaliza.

 

 

Foto: Depositphotos

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Seu cabelo vai crescer mais rápido
Cabelo cacheado incrível!
Cabelo loiro de estrela
Conheça a tendência Bronde

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *