Receita da colunista Danyele Sell de pão de queijo com inhame. Perfeita para quem busca uma alimentação saudável e uma ótima opção sem glúten
No meio do meu processo de emagrecimento, a personal trainer que me acompanha comentou sobre uma fonte de carboidrato do bem, o inhame. Ela explicou que o alimento é uma opção mais saudável por ser fonte de vitamina B6, que reforça a imunidade e reduz o risco de doenças cardíacas. Além de ser uma raiz rica em potássio, portanto, ajuda a desinchar, a desintoxicar o organismo e a controlar a pressão arterial.
Para quem está de dieta, a boa notícia é que o inhame é rico em fibras, tem poucas calorias (148 kcal em 100 g) e não causa picos de insulina, hormônio que faz o corpo acumular gordura. Gostou?
Pois é, foi por todos esses motivos que comecei a incluir o inhame na minha dieta. A partir daí, foi um passo para começar a criar receitinhas fit e deliciosas com ele. Uma delas é o sorvete de inhame que já trouxe aqui (link).
E recentemente desenvolvi o pão de queijo fit, que leva inhame e não tem glúten! Aqui em casa ele é um sucesso e agora compartilho com você!
Pão de queijo fit
Ingredientes
6 inhames médios e cozidos
3 xícaras (chá) de polvilho doce
3 xícaras (chá) de queijo minas frescal light ralado
3 colheres (sopa) de manteiga ghee (sem lactose) gelada
2 colheres (sopa) de iogurte natural desnatado
Sal a gosto
Modo de preparo
Em um bowl, use um garfo para espremer os inhames ainda quentes e junte os demais ingredientes. Então comece a amassar com as mãos até a massa esteja homogênea e desgrude dos dedos. Molde os pãezinhos do tamanho desejado e leve-os para assar em uma forma untada com manteiga ghee ou azeite em forno pré-aquecido em 240°C por 30 a 35 minutos até que fiquem douradinhos por cima.
Dica: Você pode recheá-los ou acrescentar algum tempero antes de assá-los, como orégano. No caso do recheio, basta colocar a massa na mão, dispor o recheio e fazer as bolinhas. Você pode usar goiabada sem açúcar ou queijo minas light, por exemplo.
6 inhames ou 6 rodelas de inhame
Emanuelle,
Tudo bem?
São seis inhames mesmo. Escolhe os menores. Ok?
Um beijo!
Excelente, realmente muito bom! Até quem não gosta de inhame não percebeu que foi feito com ele porque ficou muito parecido com o tradicional. Para o meu ficar mais douradinho eu joguei por cima o queijo parmesão só para decorar. Porém a receita rende muitos para um casal de dieta, então da próxima vez farei a metade. Mas acho valido para festas de família quando tem crianças que não comem bem os legumes, pois eles não vão notar a presença do inhame.