Santa melatonina!

Conheça os benefícios desse hormônio para a sua saúde. Ele faz dormir melhor, oferece bem-estar, ajuda no ganho de massa magra, emagrecimento e muito mais!

 

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberou a comercialização do suplemento de melatonina no Brasil. Conhecida como o hormônio do sono, ela é produzida pelo corpo quando há ausência total de luz, levando ao adormecimento. “O mecanismo de ação ainda não está totalmente elucidado, mas a teoria mais aceita é a de que esse hormônio seja capaz de induzir o sono através da redução da temperatura do corpo”, fala a farmacêutica e diretora técnica da Pharmapele, Luisa Saldanha, que disponibiliza o produto em sua rede de farmácias de manipulação.

 

No entanto, a melatonina oferece muitos outros benefícios, sendo o controle do ritmo circadiano do nosso corpo (relógio biológico) um dos principais. “Ao melhorar a qualidade do sono, a melatonina potencializa a produção do hormônio do crescimento. Esse, por sua vez, favorece o rejuvenescimento e também a maior liberação dos hormônios sexuais, agindo positivamente em nosso sistema reprodutor e diminuindo os níveis de cortisol (hormônio do estresse)”, explica o médico endocrinolonista e metabologista Antônio Mesquita Junior, de Recife (PE).

 

Acontece que, com o passar dos anos sua produção diminui. “A glândula pineal, localizada em nosso cérebro, calcifica-se e libera cada vez menos hormônio, podendo reduzir em até mais do que 90% até os 70 anos de idade”, revela o médico. Essa seria uma das explicações para os problemas de insônia sofrido por muitos idosos. Mas não é só isso!

 

Benefícios para o coração

Um estudo, publicado na revista da Sociedade de Cardiologia dos Estados Unidos “Hypertension”, revela ainda que a melatonina pode ajudar a regular a pressão sanguínea. A pesquisa foi feita com 16 homens hipertensos. Os pacientes que receberam a dose do hormônio repetidas vezes durante três semanas tiveram a pressão mais baixa em relação aos que tomaram só uma dose. Uma das explicações seria a de que os pacientes que suplementaram a melatonina por mais vezes puderam dormir muito melhor.

 

Hormônio da juventude e do bem-estar

A melatonina também é bastante indicada nas terapias antienvelhecimento: “Como ela tem potente função antioxidante, age estimulando o nosso sistema imunológico, protegendo cada parte das células do nosso organismo, especialmente as células neurais”, coloca o médico. Dessa maneira, proporciona um maior equilíbrio dos neurotransmissores cerebrais que estão envolvidos no foco/concentração (noradrenalina), no bem-estar e bom humor (serotonina) e na motivação e ânimo (dopamina), reduzindo, assim, os riscos de quadros depressivos e de transtornos do humor.

 

Mais músculo e menos gordura

Ao otimizar a produção de testosterona e do hormônio do crescimento, a melatonina ainda ajuda no ganho de massa magra (músculos), segundo o médico. “Dessa maneira, favorece também a queima de gordura, já que os músculos queimam calorias”, fala o médico. Boa notícia, não é mesmo?

 

Busque orientação médica

Alguns médicos indicam a suplementação de melatonina para repor esse hormônio no organismo. Segundo Antônio Mesquita Junior, geralmente, ele é indicado para induzir o sono em quantidades que variam entre 1 e 3 mg.

 

Mas, apesar de se tratar de um suplemento seguro, é importante buscar um profissional para avaliar a necessidade ou não em consumir melatonina. “Um estudo recente realizado na Holanda com 5.000 mulheres não verificou nenhum efeito adverso mesmo quando o hormônio foi consumido em quantidade significante por muito tempo”, coloca o médico. No entanto, ele alerta que as restrições ficam por conta de mulheres grávidas ou que amamentam, crianças, pessoas com perturbações mentais graves e doenças autoimunes. “Também é desaconselhado conduzir ou manusear instrumentos perigosos após o seu consumo, uma vez que pode diminuir a velocidade da reação”, orienta.

 

A farmacêutica Luisa Saldanha explica que a melatonina disponível para manipulação é de origem sintética e traz os benefícios do hormônio produzido naturalmente pelo organismo.

 

Foto: Depositphotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *