Vegetais congelados perdem vitaminas?

Práticos eles são, mas será que os vegetais congelados são nutritivos? Descubra agora!

Uma pesquisa da Universidade da Georgia e a Frozen Food Foundation, organização americana sem fins lucrativos que se dedica aos estudos dos alimentos congelados, nos Estados Unidos, comparou o teor dos nutrientes de oito frutas e legumes congelados frescos.  A pesquisa revelou que o valor nutritivo – quantidades de vitamina A, vitamina C e folatos – de algumas frutas e legumes congelados são maiores do que a de produtos frescos armazenados.

 

Na Europa, outro estudo realizado por cientistas do Leatherhead Food Research em parceria com a University of Chester (Inglaterra) descobriu que, em 70% dos casos, os vegetais congelados continham mais antioxidantes (polifenóis, antocianinas, luteína e beta-caroteno) do que os guardados frescos na geladeira por três dias.

 

A nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo (SP), diz que pode acontecer a perda de parte da vitamina C, mas que os demais nutrientes se mantêm preservados. E o presidente da Grano Frozen, Roberto Denuzzo, que fabrica e comercializa vegetais congelados explica que o processo inicia em poucas horas após a colheita para serem supercongelados pelo processo IQF (individual quick frozen) que reduz perdas de cor, o sabor e vitaminas. “Esse processo também preserva a textura dos alimentos e evita o desperdício já que é possível usar somente a porção desejada”, fala Roberto. Enquanto que os produtos da geladeira ou da fruteira perdem as vitaminas em maior quantidade segundo um estudo da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos.

 

Portanto, se você precisa de praticidade na cozinha e aumentar o consumo de vegetais na dieta, essa é uma ótima solução.

 

Imagem: Depositphotos

 

1 thought on “Vegetais congelados perdem vitaminas?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *