5 mitos e verdades sobre o whey protein

5 mitos e verdades sobre o whey protein
Avalie o nosso post!

Depois de tanta polêmica em volta do suplemento mais utilizado por quem curte malhação, fica a dúvida: o whey protein deve ou não ser usado por quem treina? Tire suas dúvidas agora!

 

Você fica indecisa se deve ou não tomar o whey protein como suplemento para ganhar mais músculos? Então tire suas dúvidas com a a nutricionista Isabel Andrade, da Venutri, de São Paulo, que é especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, com mestrado em Ciência da Nutrição do Esporte e Metabolismo. Ela revela o que é verdade e o que realmente não é legal sobre o uso do suplemento. Confira!

 

1. O whey protein é indicado para o ganho de massa muscular.

VERDADE. O whey é indicado para auxiliar o ganho de músculos, mas não é imprescindível. Na versão isolada, é uma proteína de rápida absorção no organismo e por ter alto teor de aminoácidos (BCAAs), em especial a leucina, é metabolizado diretamente no músculo ao invés de outros órgãos. Por isso, este suplemento auxilia no ganho de massa magra e de força, mas atenção: apenas quando usado com um treino de força intenso. Ou seja, é preciso treinar forte para ver resultado! Outros alimentos proteicos como leite ou o iogurte desnatados também podem desempenhar esse papel, mas é preciso uma ingestão adequada.

 

2. Consumir whey protein é a única forma de garantir a quantidade de proteína necessária para ganhar músculos.

MITO. Uma pessoa jovem saudável que tem uma alimentação equilibrada consome facilmente e, em geral, até ultrapassa a quantidade de proteína necessária para o aumento de força e de massa muscular. Mas, a vantagem do whey é a absorção direta no músculo com um resultado mais rápido. Uma dose da proteína isolada pode ser totalmente absorvida pelo organismo em um intervalo de 1h30 a 2h após sua ingestão, enquanto outras fontes de proteínas demoram bem mais.

Mas não adianta simplesmente tomar o whey após o treino e desconsiderar a alimentação no restante do dia e ao longo das semanas. O ganho de massa muscular acontece a longo prazo e precisa ter esse cuidado em todo o período.

E cuidado! O excesso de proteína ingerida pode causar um desequilíbrio dos outros nutrientes na alimentação, geralmente, do carboidrato e isso também pode causar a perda de músculos.

Veja a comparação de proteínas do whey protein com outros alimentos do dia-a-dia:
(1 scoop de whey (30 gramas) tem 20 gramas de proteína o que equivale a uma das seguintes opções)
3 ovos cozidos
150 g de clara de ovo
500 ml de leite desnatado ou iogurte desnatado
1 filé (60 g) bem pequeno de frango/carne
1 filé (70 g) pequeno de peixe branco
200 g de arroz com feijão (5 colheres de sopa de arroz e 2 conchas de feijão)

 

3. O whey protein pode engordar.

MITO. O whey protein na versão isolada é pouco calórico — 30 g do produto tem, em média, 100 calorias — e isento de gordura.

 

4. Todas as pessoas que praticam musculação devem tomar whey protein.
MITO.
 Poucas pessoas realmente precisam utilizar o whey. Um treinamento específico para ganho de massa muscular (hipertrofia), com uma frequência adequada, e uma alimentação voltada para seus objetivos é suficiente para atingir este objetivo.

 

5. O whey protein pode causar problemas renais.

DEPENDE. Isto somente poderia acontecer quando consumido em quantidades muito altas e por pessoas com histórico de pedras nos rins, juntamente com outros fatores, como o baixo consumo de água. Diabéticos, devem ter muito cuidado no uso de whey protein, pois este suplemento estimula a produção e liberação de insulina — hormônio que trabalha para controlar a glicose no organismo. O whey isolado deve conter lactose, por isso, quem tem intolerância a este tipo de açúcar também deve evitar tomá-lo. Além disso, é preciso ficar atento na hora de escolher a marca. Recentemente, aconteceram denúncias sobre a quantidade de proteína não ser compatível com o que foi descrito na embalagem de várias marcas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *