Temperos que emagrecem

Temperos que emagrecem
Avalie o nosso post!

Quer mais uma ajudinha para acelerar a queima de gordura? Então confira os temperos que emagrecem por terem ação termogênica

 

 

 

Ginger root sliced on wooden table

GENGIBRE

 “Esse é um tempero termogênico, ou seja, estimula o organismo a gastar mais energia”, conta a nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional, Roseli Rossi, de São Paulo. Isso também foi comprovado por um estudo de 1992 publicado pelo Jornal Intenacional da Obesidade. Outra pesquisa chinesa ainda mostrou que a raiz é capaz de acelerar o metabolismo em 20% devido à ação do zingiberine, aumentando a queima de gordura.

“Um estudo chinês mostra que o consumo diário de gengibre acelera o metabolismo em 20%, aumentando a queima de gordura”, diz o nutrólogo e cardiologista Sérgio Puppin, do Rio de Janeiro. Isso porque o gingerol, um dos princípios ativos, aumenta a temperatura corporal e exige maior demanda de calorias do organismo. Andréia Neves lembra ainda que a raiz é um poderoso anti-inflamatório. Não é à toa que as farmácias vendem balas de gengibre para tratar dores de garganta.

 

Consumo

15 gramas de gengibre por dia é suficiente para obter seus benefícios. Mas consuma a raiz, de preferencia crua como acontece nos rodízios japoneses (o chamado gari). Mas também dá para usá-lo em sucos e até ralado na comida.

 

Dica: Hoje em dia já é possível encontrar o chá de gengibre em pó solúvel. Vale testar!

 

Cinnamon sticks and meal close up on wooden table

CANELA

A canela é um termogênico eficiente. Segundo uma pesquisa feita na Universidade Joseph Fourier, na França, ela aumenta a temperatura corporal graças ao princípio ativo aldeído cinâmico, exigindo que o corpo consuma mais energia. Outro ponto a favor da canela é que ela ajuda a tirar a fome por regular os níveis de insulina no sangue. Este hormônio, quando está desregulado, dá aquela sensação de que precisamos comer mais. Por isso, se você é da turma que “belisca” o dia todo, faça o teste!

 

Consumo

Uma colher (chá) de canela por dia misturada ao leite ou polvilhada sobre frutas — fica ótima com banana e abacaxi!

 

Red Hot Chili Peppers over wooden background

PIMENTA

Segundo um estudo do Instituto Politécnico de Oxford, nos Estados Unidos, a pimenta é capaz de acelerar o metabolismo em 20%, além de retirar gordura das artérias. Isso por que ela contém uma substância chamada capsaicina que estimula o corpo a usar a própria gordura como combustível. Ela fica naquela na parte esbranquiçada da pimenta, onde ficam as sementes e age aumentando a temperatura do corpo. E no esforço dele para se esfriar, lá se vão mais calorias embora!

A pimenta ainda ajuda a reduzir a fome — outro ponto a favor para quem está de dieta — por que faz o sistema nervoso liberar as substâncias adrenalina e noradrenalina que agem inibindo o apetite. E por ter ação anti-inflamatória, também previne o acúmulo de gordura no organismo.

Atenção: quanto mais ardida a pimenta, maior será sua ação termogênica. Portanto, escolha a pimenta malagueta ou caiena (popularmente conhecida como “dedo de moça”). Apenas pessoas com hemorroida e gastrite devem evitar o consumo por que ela irrita a mucosa e causa ardor.

 

Consumo

O ideal é consumir cerva de 3 g por dia ou 5 a 10 gotinhas do molho de pimenta nas refeições. Você também pode colocar fatias cruas bem fininhas sobre seu prato ou mesmo acrescentar a pimenta no cozimento de carnes, massas, molhos e legumes.

 

Dica
Também dá para mandar manipular a capsaicina como cápsulas caso você não curta o ardido da pimenta. Neste caso, peça para um nutricionista fazer a receita.

 

Spices Saffron, turmeric, curry

CÚRCUMA

Também conhecida como açafrão da terra ou curry, a cúrcuma é ótima para ajudar a queimar gordura. Isso porque ela tem a curcumina, substância que dá a cor amarela ao tempero e que contribui para o gasto extra de calorias e de gorduras pelo organismo — até mesmo as saturadas, segundo uma pesquisa feita pelo Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).
Em outra pesquisa feita na Universidade de Tufts (EUA) também observou-se que esse tempero age evitando a formação de vasos que alimentam o tecido gorduroso. Ela também é antioxidante e anti-inflamatória. Tudo de bom!

 

Consumo

Consuma 1 colher (café) do pó de cúrcuma por dia. Você pode acrescentar no final do cozimento de pratos como arroz, sopa, purê e até no molho da salada. Assim garante melhor seu poder antioxidante. Tem gente que topa até mesmo polvilhar sobre a comida. Que tal experimentar?

 

Dica
se você associar a cúrcuma com a pimenta-do-reino, sua ação vai ficar ainda mais potencializada.

 

Apple cider vinegar in glass bottle and  fresh apples

VINAGRE DE MAÇÃ

Você já ouviu falar na dieta do vinagre? Pois é! Ele realmente é um aliado da perda de peso, pois deixa a digestão mais lenta e faz o corpo trabalhar mais, o que aumenta a queima de calorias, segundo a nutricionista Roseli Rossi.

De acordo com uma pesquisa de 2004 realizada na Universidade do Estado do Arizona, Estados Unidos, acrescentar 2 colheres de chá de vinagre em uma refeição com carboidratos, como pães e massas, reduz o índice glicêmico em até 20%. Assim, não acontece o pico de insulina que ajuda a acumular a gordurinha, sabe? Verificou-se também que os voluntários que consumiram duas colheres de sopa de vinagre diluído em água por dia antes das refeições tiveram uma perda de peso de 2 a 5 quilos em 12 semanas.

 

Consumo

Coloque como tempero na salada ou, antes das refeições, diluído em água. Neste caso, faça na quantidade de 3 colheres de café por dia de vinagre diluído em dois copos de água. Faça por três semanas e descanse uma. Atenção! Não exagere! Por se tratar do ácido acético, pode irritar a mucosa do estômago e provocar uma gastrite.

 

 

Mustard sauce on wooden table .Selective focus
Mustard sauce on wooden table .Selective focus

MOSTARDA

Um estudo britânico avaliou um grupo de pessoas que consumiram meia colher de chá de mostarda nas refeições. Observou-se principalmente nas 3 horas posteriores à ingestão que o metabolismo delas se mantinha acelerado em até 25%. Outra pesquisa publicada no The FASEB Journal mostrou que o brassinolíneo, uma classe de esteroides vegetais encontrados na mostarda, provoca no corpo uma resposta similar aos anabolizantes. O estudo foi feito em ratos revelou que a substância aumenta a massa muscular e a força. Legal, né? Fique tranquila que ela não é capaz de te deixar “marombada” demais, mas o interessante é saber que quanto mais músculos, mais calorias seu corpo gasta e mais gordura também pode ser usada como energia.

 

Consumo

Procure consumir mostarda de qualidade para usar em saladas, tortas e carnes. Aquelas com os grãos são as melhores, pois concentram mais as substâncias da planta. Consuma uma colher de sobremesa duas vezes ao dia. Se tiver wasabi ou raiz forte na composição, seu efeito será ainda mais potencializado.

 

limao_termogenico

LIMÃO

O limão é um grande aliado da perda de peso graças à sua ação emagrecedora, tanto que existem vários livros de dietas à base da fruta. Um deles, A dieta do suco de limão (Ed. Best Seller), escrito por Theresa Cheung, ensina tomar um copo de limão espremido com água morna pela manhã e mais dois a três copos durante o dia para desintoxicar o organismo e ajudar o intestino a funcionar melhor — duas situações que dificultam o emagrecimento. Além disso, o limão é rico em vitamima C, nutriente que está relacionado ao metabolismo da gordura e ajuda na redução de peso. Outro ponto positivo é que o limão age sobre os níveis de insulina, hormônio que regula o açúcar no sangue. Assim vai ficar mais difícil você ter sintomas como irritabilidade, esquecimento, confusão mental, fadiga e dor de cabeça que estão ligados ao desequilíbrio desse hormônio.

 

Consumo

Três a quatro limões por dia são suficientes para você perder peso. Neste caso, esprema fruta em um copo de água morna e beba em jejum 30 minutos antes do café da manhã. Faça a mesma coisa antes do almoço e do jantar. Você ainda pode usar a fruta para temperar a salada. “Ao contrário do que se pensa, ele um alimento que se torna alcalino no estômago. Por isso, ele é muito bom até mesmo para pessoas com problemas no estômago e doenças como câncer, diabete, colesterol e gordura no sangue”, explica a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, de São Paulo (SP).

 

bunch of fresh parsley on a wooden board
bunch of fresh parsley on a wooden board

SALSINHA

A salsinha tem um alto poder diurético e ajuda muito quem sofre com retenção de líquidos (inchaço). Ela também tem ação anti-inflamatória, o que é ótimo para quem precisa perder peso. A nutricionista Roseli explica: “O acúmulo de substâncias inflamatórias produzido pelo próprio tecido adiposo prejudica o processo de emagrecimento e a salsinha ajuda a eliminar essas toxinas.”

Consumo

Use a salsinha crua à vontade em saladas e pratos quentes como carnes, molhos, assados, risotos e massas. De preferência, acrescente-a ao prato já com o fogo desligado. Indica-se consumir pelo menos meio maço por dia. Você também incluí-la em receitas de suco verde ou beber em forma de chá. Procure consumir meio maço por dia para obter seus resultados.

 

 

 

4 thoughts on “Temperos que emagrecem”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *