Tatiane conseguiu acabar com a obesidade e a depressão com muito foco e dieta saudável. Ela revela algumas dicas que fizeram a diferença!
Tatiane, 33 anos, dona de casa, de Araras (SP)
Altura: 1,56 m
Peso anterior: 100,4 kg (obesidade grau III)
Peso atual: 53 kg
“Sempre lutei com o sobrepeso, mas foi depois da minha gravidez, em 2002, que conheci a obesidade. Eu, que costumava pesar 70 quilos, fui parar nos 90 quilos no final da gestação. Depois que tive meus dois filhos, fui parar nos 100,4 quilos.
Lutava contra a obesidade o tempo todo, mas da maneira errada. Sempre com dietas malucas e restritivas e remédios. O resultado disso tudo era o tão conhecido efeito sanfona. Emagrecia 5 kg, mas em seguida engordava 10.
Vontade de desistir
Em um certo momento, cansada e muito frustrada, resolvi que ia me assumir gorda e que tinha nascido para ser obesa. Mas isso era apenas por fora. Sempre chorava quando pensava em comprar uma roupa. E até as coisas básicas me deixavam triste, como fechar uma sandália, subir uma escada, sentar em cadeira de plástico, me enrolar em uma toalha, cruzar as pernas…
Uma fase para esquecer
Enfim, em 2013 veio a depressão. Cheguei a fazer terapias e a tomar antidepressivos e com isso o peso só aumentava. Fui me isolando aos poucos, até que passei praticamente seis meses sem botar a cara na rua.
Minha autoestima estava no chão. Eu estava pesando mais de 100 kg e com apenas 1,56 m de altura. Para piorar, passei por uma grande decepção profissional. Parecia que tudo conspirava para eu me afundar ainda mais.
Hora de respirar fundo
Um certo dia me dei conta que estava diante de duas opções: me entregar de vez ou dar a volta por cima. E decidi arregaçar as mangas, apostar na segunda opção e cuidar de mim. Como dizem: ‘há males que vêm para o bem!’
Alimentação certa
Caí de cabeça na reeducação alimentar. Não queria saber quanto tempo levaria para chegar à minha meta, queria aprender a comer, sem fórmulas mágicas, mas que seria um emagrecimento para sempre e saudável.
Passei a comer integrais, desnatados, verduras, legumes, frutas, grãos e sementes. Cortei frituras, doces e massas brancas. Comer a cada três horas e beber ao menos 2 litros de água por dia foram essenciais. E logo vi resultado já no primeiro mês. Parecia um sonho… sem passar fome, sem remédios e sem cirurgia!
Exercícios do bem
Também optei por iniciar a atividade física desde o começo do processo. Apostei nos aeróbicos (esteira, bicicleta e elíptico), depois incluí a musculação nos treinos. Assim, acabei com 45 quilos em um ano!
Eu consegui!
Emagrecer me fez acreditar que eu tinha forças para enfrentar qualquer coisa. Tanto que recebi alta do psiquiatra e não tomo mais antidepressivos. Recuperei minha autoestima e a alegria de viver. Definitivamente, eu renasci!”
DICAS DE QUEM CONSEGUIU
Quando sentir vontade de comer doce, aposte no mingau de aveia e cacau. “Basta cozinhar a aveia com um pouco de leite desnatado, cacau e adoçante. Ele acaba com a fissura e ainda sacia por um bom tempo!”
Vá de termogênicos naturais, como a canela, para dar uma turbinada no metabolismo! “Eu tomo o cafezinho com uma pitada de canela todos os dias! Ela também ajuda a diminuir a vontade do doce e controla o nível de açúcar no sangue. Outra opção é tomar água com limão e gengibre até mesmo durante o treino.”
Coma antes do treino. “Assim, você garante energia para puxar ferro e turbinar os músculos. Costumo fazer uma mistura com uma banana, uma colher (sopa) de pasta de amendoim e 1 colher (sopa) de leite em pó desnatado. Fica uma delícia!”
Fotos: arquivo pessoal
Que orgulho de você!
Voce merece todo esse reconhecimento, por toda sua luta, não só contra o peso. Vou ser sempre sua eterna fã, pela sua conquista, forca de vontade e por mostrar às pessoas que duvidavam que você era capaz de chegar no seu objetivo.
Nunca desista do quer q seja.
Olá vcs se interessam em contar minha história de emagrecimento??dieta e exercícios
Talyta,
Manda no nosso e-mail contato@revistafit.com
beijos,