Dicas para começar a correr

Se começar a correr está entre seus objetivos, vem ver essas dicas para dar os primeiros passos

 

 

Olhe o movimento nas ruas, nos parques e nas academias: tem cada vez mais gente correndo e descobrindo uma maneira prazerosa de ganhar fôlego e saúde, de emagrecer (até três quilos por mês) e até fazer amigos. Correr é um movimento simples, natural para o ser humano – talvez tenha sido o primeiro esporte praticado ainda na era das cavernas. E milhares de anos depois continua descomplicado e democrático. Eu corro há 10 anos, sua amiga começou na última temporada e agora chegou sua vez! Acredite: munida de um par de tênis, um short e uma camiseta você pode dar seus primeiros passos e ir longe. Confira algumas dicas e comece 2016 com um pé na frente do outro, acelerando…

 

Vá aos poucos

Inicie seu programa de exercícios com caminhadas e pequenos trechos de corrida – os chamados “trotes leves”. Por exemplo: 4 séries de 4 minutos de caminhada acelerada com 1 minuto de trote leve. Aos poucos, sentindo-se confortável e adaptada, vá aumentando o tempo de corrida e diminuindo o tempo de caminhada. Desta forma os músculos e o sistema cardiorrespiratório vão se adaptando ao estímulo. De 20 a 30 minutos, três vezes por semana, está ótimo para começar.

 

Não desanime!

Todo início é difícil. O cansaço, a dor muscular e a preguiça podem querer desestimulá-la. Não desanime – os resultados logo aparecem. Chamar uma amiga para acompanhá-la nesse projeto pode ser um estímulo e tanto. Uma dá força para a outra e ambas entram em forma!

 

Não tenha pressa em sair correndo

Seu corpo precisa se adaptar. Contar com a orientação de um profissional de educação física é essencial para que você evolua sem se machucar.

 

Controle seu coração

Lembre-se de monitorar sua frequência cardíaca para verificar se sua caminhada ou corrida não está puxada ou fácil demais.

 

Use o tênis certo

Escolha o tênis adequado para seu tipo de pisada, use roupas leves, claras e que absorvam o suor.

 

Estipule objetivos

Trace metas possíveis para se motivar. Por exemplo: correr direto 30 minutos ou correr uma prova de 5K. Isso estimula e dá ânimo para não furar o treino. Persista com disciplina.

 

Tenha paciência

Tanto quem quer emagrecer como quem quer ganhar fôlego precisa ter paciência. O que vai fazer a diferença e trazer resultados é manter a regularidade, a disciplina, o foco. Não adianta correr hoje e outra vez só depois de 15 dias. Estabeleça um horário para seus exercícios, 30 ou 40 minutos, três vezes por semana. Se você realmente quer, você consegue.

 

Insista!

No início pode parecer sacrifício acordar cedo ou ir treinar depois do trabalho. Mas acredite: correr é legal e viciante. Pode ser que você demore um pouco a sentir o tal do “bem-estar da corrida”, mas ele existe e vai te pegar de jeito!

 

Respeite o seu limite

Após o período de adaptação, quando já estiver dando sua corridinha de forma contínua, você pode levar de 35 a 40 minutos para completar cinco quilômetros. Mas não entenda isso como uma regra – cada pessoa tem sua própria evolução. E, aos poucos, com treinamento orientado, certamente você vai baixar essa marca.

 

Jornalista, autora do blog “eu corro porque…”, corredora há 10 anos, sete maratonas completadas (e dezenas de outras provas, de diversas distâncias), mãe de dois filhos. Escreve e corre com paixão
Gostou? Pode compartilhar!Share on FacebookTweet about this on Twitter

3 - conteúdo(s) relacionado(s) com “Dicas para começar a correr” veja abaixo:

  1. Oi Equipa RevistaFit…
    Sou de Angola e gostei muito da pagina. Sempre quis começar a correr mas por ser muito pesada sempre desisto. Mas com essas dicas me da força para começar.
    Beijo grande e sucessos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *