Chega ao Brasil mais uma opção de alimento funcional e sem glúten, o sorgo. Descubra porque ele deve entrar já na sua dieta
Produzido na Ásia, na América Central e principalmente na África, o grão já é bastante usado pela população desses países. Aqui no Brasil, até então o sorgo era usado na alimentação animal. Mas, de um tempo para cá, ele passou a ser mais pesquisado e entrou na alimentação das pessoas preocupadas com a saúde.
Grão poderoso
Segundo a nutricionista Marilia Betito, da Grings Alimentos Saudáveis, o sorgo vem como mais uma opção de alimento nutritivo e sem glúten. “Ele é uma fonte de carboidrato rico em fibras, por isso oferece maior saciedade, auxiliando pessoas que estão em dieta”, explica Marilia. As fibras ainda atuam no bom funcionamento do intestino. Portanto, se você sofre com prisão de ventre, ele pode ser seu novo aliado.
O grão também tem baixo índice glicêmico, ou seja, não causa picos de insulina no sangue, responsável pelo acúmulo de gordura principalmente na região da barriga.
Mas os benefícios do sorgo não param por aí: “O alimento tem alto teor de magnésio, mineral que controla a glicose no sangue, a pressão arterial e também atua na saúde óssea. Além de ser rico em fósforo, manganês e selênio”, acrescenta a nutricionista. De quebra, o sorgo ainda é rico em tanino, antioxidante comum na casca da uva e que promove benefícios cardiovasculares, além de proteger as células contra o envelhecimento.
Como consumir o sorgo
Segundo a nutricionista, o sorgo pode substituir o arroz nas refeições do dia a dia ou até mesmo ser misturado a ele, uma vez que ele deve ser cozido da mesma maneira. “Também dá para compor saladas com grão”, indica Marilia, que lembra que recentemente também chegou ao país a farinha de sorgo integral. “Ela substitui a farinha de trigo nas preparações, basta usar na mesma proporção. O resultado é muito bom.” A farinha de sorgo tem uma textura suave e é um pouco mais adocicada que a farinha de trigo e é ótima para preparar receitas de biscoitos, massas, pães e bolos, por exemplo.
Ah! Com o grão do sorgo também da para fazer pipoca! Que tal um petisco saudável para comer na frente da TV nesse final de semana? Fica a dica!
Veja as marcas que já vendem o produto: