6 coisas para analisar sobre a água que você bebe

A escolha não deve ser pela embalagem mais bonita, nem pela sensação de leveza em cada gole. Confira aqui o que levar em conta na hora da comprar a sua garrafinha

 

Água não é tudo igual. Não mesmo! Segundo a nutricionista Tatyana D’agnoll, da BeNutry Consultoria Nutricional, de São Paulo, recomenda-se consumir uma água oligomineral. “Isso quer dizer que contém diversos tipos de sais em baixas concentrações”, fala a nutricionista, que reforça a importância de fazer exercícios sempre acompanhada de uma garrafinha: “A água lubrifica as articulações, por isso também ajuda a prevenir lesões.”

Para ajudar você a escolher a melhor para seu corpo, confira os itens que você deve observar nos rótulos:

 

  1. Escolha um pH mais alcalino

O ideal é que o pH seja entre 7 e 9,5. O pH ácido, entre 0 a 6, atrapalha o organismo na eliminação de radicais livres, que estão relacionados ao envelhecimento e até doenças.

 

  1. Mais potássio

Quanto mais melhor, pois esse mineral é bom para os músculos. Ele ajuda a evitar cãibras, além de controlar a pressão arterial. “Uma pessoa deve consumir 3 a 5 gramas de potássio por dia, somando todas as refeições. Mas, dificilmente, as pessoas conseguem alcançar essas taxas”, fala Tatyana. Por isso, a água que traz potássio é uma grande aliada.

 

  1. Toque de magnésio

Quando o líquido traz boas quantidades desse mineral, auxilia no bom funcionamento de várias reações metabólicas, como o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

 

  1. Cálcio

Ele está presente em algumas marcas de água e é bem-vindo para proteção dos ossos e contrações musculares. Se tiver, ótimo!

 

  1. Sódio

Esse mineral em excesso eleva a pressão. Portanto, se houver mais de 200 mg por litro, o termo “contém sódio” precisa estar na embalagem. O melhor é optar pelo líquido com menor teor desse mineral. Por isso, compare as marcas.

 

  1. Bário e nitrato

Fazem parte do grupo de substâncias químicas prejudiciais ao organismo, por isso devem aparecer em doses pequenas: bem abaixo de 0,7mg/l e 50mg/l. Fique de olho!

 

Foto: Depositphotos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *