Boa notícia: dá para acelerar o metabolismo como se você tivesse 30 e poucos anos. Confira as dicas de como ativá-lo para ter mais saúde e autoestima. Só não dá para fugir dos exercícios!
Se você acha que sei metabolismo já não é mais o mesmo, saiba que há estudos que relacionam a desaceleração a partir dos 30 anos de idade, segundo a nutricionista especialista em saúde da família, Silvia Alexius. “Percebemos que a queima calórica reduz em 2% a cada década de vida. Isso acontece porque há uma queda na produção de substâncias, como insulina e hormônio GH (hormônio do crescimento), que mantêm o metabolismo ativo”, explica a nutricionista.
Mas não é apenas a idade que influencia no metabolismo. Outros fatores como hábitos alimentares — o consumo suficiente de vitaminas e minerais —, a prática de exercícios físicos para manutenção e ganho de massa muscular, consumo de água e até o clima. “Além disso, o jejum prolongado e a qualidade e horas de sono também podem desacelerar o metabolismo. Fora as características genéticas e hormonais”, coloca Silvia.
Sinais que seu metabolismo está desacelerando
– Acúmulo de gordura: esse é um dos primeiros sinais. Você começa a ganhar peso comendo a mesma coisa e passa a ter dificuldade para emagrecer quando mantém a ingestão diária de calorias que já vinha consumindo.
– Dificuldade na absorção de cálcio: a desaceleração metabólica pode provocar maior dificuldade na absorção de cálcio no organismo e de reparação de tecidos corporais e na recuperação da saúde. Fique atenta!
– Problemas relacionados ao sono: além de prejudicar a qualidade do sono, acaba levando a problemas como irritabilidade, estresse, consumo de drogas e alimentos pouco saudáveis.
Dicas para acelerar o metabolismo depois dos 50
- Pratique atividades física sempre. Meia hora de caminhada já faz diferença. Silvia afirma ainda que, dependendo da quantidade e frequência de exercício, você pode voltar a ter o mesmo metabolismo dos 30 anos, e sentir a mesma disposição. Então, trate de se matricular e se dedicar à academia!
- Faça exames. Procure seu médico e faça sempre um controle através de exames. É interessante investigar o funcionamento da tireóide, glândula responsável por comandar boa parte das funções metabólicas.
- Tome muita água. Pelo menos, dois litros por dia. Com o organismo hidratado, as funções celulares e dos órgãos ficam mais eficientes, refletindo em um metabolismo ativo.
- Aposte em termogênicos naturais. Além de investir em legumes e verduras, passe a consumir alimentos que aceleram o metabolismo como: pimenta, gengibre, chá verde, chá de hibisco, óleo de coco, vinagre de maçã e alimentos ricos em ômega 3 (como a sardinha). A cafeína pode ser uma aliada também, mas com moderação.
- Durma bem. Desligue o celular, a televisão, apague as luzes, tire tudo que possa interferir na sua noite de sono. É nesse momento que vários hormônios são produzidos para equilibrar as funções metabólicas. Lembre-se que dormir cedo e acordar cedo são hábitos saudáveis que devem ser praticados.
VEJA TAMBÉM
Reforce o cálcio e fuja da osteoporose
4 dicas práticas para dormir melhor
Receitas de chás que emagrecem
Suco detox termogênico
Acelere o metabolismo depois dos 50
Rita de Cássia Rosa, 52 anos, jornalista e também blogueira. Tem a proposta de mostrar que após os 50 podemos começar um eterno caso de amor com nós mesmas e termos muita saúde e autoestima!
Amei a matéria!!! Nessa fase de climatério, onde a auto-estima vira baixa-estima, foi muito útil ler a matéria. acima! obrigada
Adorei as dicas ,vou acompanhar sempre
Abraço