Entenda porque a berinjela deve entrar no cardápio de quem precisa emagrecer, baixar o colesterol e blindar a imunidade
Se você precisa afinar, desinchar e melhorar os níveis de colesterol, coma berinjela pelo menos três vezes por semana. “Esse legume é poderoso porque tem fibras solúveis que absorvem água e formam um gel que deixa a digestão mais lenta, além de reduzir a absorção de gorduras e carboidratos”, explica a nutricionista Viviane Scheifer, da Clínica Faciall, de São Paulo (SP). Ou seja, a berinjela deixa você sem fome por um bom tempo e ainda dá uma bela ajuda no processo de emagrecimento e na redução do colesterol. “As fibras também reduzem a glicose no sangue que, consequentemente, faz o corpo produzir menos insulina — hormônio que prejudica a quebra das células de gordura”, esclarece Viviane. Ou seja, outra boa ajuda ajuda para quem quer afinar. A profissional ainda lembra que os flavonoides do legume também ajudam na redução de colesterol e triglicerídeos.
Berinjela é detox e blinda a imunidade
A nutricionista explica que o intestino é o órgão responsável por 20% da desintoxicação do organismo e o fígado, 60%. E são exatamente esses órgão os grande beneficiados. Segundo Viviane, as fibras da berinjela ajudam a eliminar as toxinas pelas fezes e melhoram a saúde do intestino, blindando a imunidade da pessoa. E como o legume evita a absorção de lipídeos, o fígado recebe menos gordura. Bom, né?
A berinjela também tem muita vitamina C, magnésio, zinco, manganês, cobre, ferro e vitaminas do complexo B (tiamina, Riboflavina, Niacina) e vitamina A. “As vitaminas C e do complexo B também agem diretamente no sistema desintoxicação e ajudam as toxinas a serem eliminadas. A primeira, por exemplo, age diretamente no fígado”, coloca Viviane, que finaliza: “As antocianinas, substâncias que dão a cor roxa da cascas são ricas em antioxidantes que agem anulando os efeitos negativos dos radicais livres”. Mais um força para a desintoxicação do organismo.
Como consumir
A nutricionista indica consumir a berinjela cozida mesmo, sem excesso de óleo no cozimento. Mas se não gosta do sabor do legume, invista na farinha, que também tem seu efeito comprovado por uma pesquisa feita na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O interessante é que dá para usar a farinha em receitas de sucos, shakes, bolos, tortas etc. Existe ainda as cápsulas de berinjela!
Outro estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que a água da berinjela é capaz de reduzir em 30% o mau colesterol (LDL). Para fazer, basta deixar algumas fatias do legume de um dia para o outro em um copo de água, espremer e beber em jejum pela manhã.
Se preferir, você ainda pode tomar o famoso suco de berinjela com laranja — bata no liquidificador 100 g de berinjela com 70 ml de suco de laranja. Uma pesquisa da Unesp, em Botucatu, também apresentou ótimos resultados na redução de colesterol em pessoas que consumiram o suco.
VEJA MAIS
Detox rápido com limão
Receitas de chás que emagrecem
Sopa detox
Nova farinha que seca barriga
Sopa funcional de lentilha
Vídeo: Claudia Leitte conta como acaba com o inchaço
Foto: Depositphotos
berinjela emagrece, é detox e faz bem
1 thought on “Berinjela emagrece, é detox e faz bem!”