Mitos e verdades sobre a Dieta Dukan

Mitos e verdades sobre a Dieta Dukan
Avalie o nosso post!

A Dieta Dukan faz mal à saúde? Preciso contar calorias? Posso comer doces? Tire suas dúvidas sobre o método que emagrece sem o efeito sanfona

 

 

A Dieta Dukan ainda é polêmica para muitas pessoas. Criada pelo médico francês Pierre Dukan, ela já conquistou mais de 30 milhões de adeptos por todo o mundo, além de personalidades como a Princesa Kate, Jennifer Lopez e Penélope Cruz. O método propõe 4 fases, sendo que a primeira elimina todas as fontes de carboidrato, até mesmo frutas, verduras e legumes. O método é todo detalhado no livro Eu Não Consigo Emagrecer (Ed. BestSeller), título mais vendido no Brasil, na categoria não ficção, desde o seu lançamento em 2012.

O médico ainda acaba de lançar o novo título Ame suas Curvas — Perca Peso, Não Perca as Formas, pela mesma editora, e alerta que a mulher deve emagrecer para ganhar saúde e não para perder suas formas.

“A principal razão para o sucesso da dieta é que ela apresenta resultados efetivos e de longa duração, sem causar o efeito sanfona, tão temido pelos adeptos das dietas da moda”, explica Pierre Dukan.

Para tirar suas dúvidas, confira os principais mitos e verdades sobre a Dieta Dukan:

 

A Dieta Dukan é radical e prejudica a saúde.

MITO. “Ela não representa nenhum risco para a sáude. Hoje já são 33 milhões de leitores e nenhum problema de saúde! Aliás, ela está associada a uma melhora da diabetes, da hipertensão, da redução do risco cardiovascular, da apneia do sono”, diz Dukan. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa de Opinião Francês (IFOP), 92% dos seguidores da Dieta Dukan apresentam melhora ou estabilidade em seus exames médicos.

 

Você precisa contar calorias.

MITO. A Dieta Dukan tem como principais objetivos atingir o peso desejado e controlá-lo a longo prazo. Uma de suas grandes vantagens para que o resultado seja alcançado é comer o quanto quiser, ou seja, à vontade. “A fome é um dos maiores inibidores para manter uma dieta. E com uma lista de 100 alimentos permitidos, incluindo várias escolhas de menu para as refeições e até uma lista de lanchinhos, você pode dizer adeus à contagem de calorias”, coloca o médico.

 

Ao contrário do que se pensa, ela é uma dieta longa.

VERDADE. A Dieta Dukan tem quatro fases a serem seguidas para ajudar a perder peso de uma maneira rápida, porém sem riscos de efeito sanfona.

 

Fase 1 (Ataque): Fase das “proteínas puras” deve ser seguida por, no máximo, 7 dias para os que precisam perder mais de 20 quilos. E leva a uma perda rápida de peso, deixando a pessoa motivada para continuar a dieta. Nessa faze, você pode escolher entre 66 alimentos ricos em proteína sem limites de quantidade, ou seja, você não vai ter medo de passar fome. Além disso, é imprescindível o consumo de 1 colher e meia de sopa de farelo de aveia por dia. Esse alimento melhora o trânsito intestinal, ajuda a saciar, reduz nível de colesterol, previne a diabetes e o câncer de cólon e tem propriedades emagrecedoras. Ainda indicam-se consumir 2 litros de água por dia para manter o organismo em pleno funcionamento e uma caminhada de 20 minutos obrigatória.

 

Primeira fase, inclui os alimentos ricos em proteínas como a carne (magra, churrasco, bife, etc), e escalope de vitela. Todos os peixes de água salgada ou doce, surimi, salmão defumado, atum natural e lata. Todos os frutos do mar. Todas as aves sem a pele, exceto pato e ganso. Os ovos, presuntos magros, peito de peru light. Os laticínios magros (iogurtes 0%), o tofu, seitan e 2 litros de água.

 

Fase 2 (Cruzeiro): Nessa fase você acrescenta 34 vegetais, também sem restrições de quantidade, que determinam uma perda média de 1kg por semana até atingir o peso desejado. Além do consumo diário de 2 colheres de sopa de farelo de aveia e 2 litros de água por dia. Nessa etapa, o tempo de caminhada aumenta para 30 minutos diários.

 

Na fase de cruzeiro, além de todos os alimentos citados na fase Ataque, entram os legumes, com exceção dos feculentos (batata, lentilha, grão de bico, mandioquinha etc).

 

Fase 3 (Consolidação): Essa fase foi criada para evitar o efeito sanfona, e ela é longa o suficiente para inserir um novo hábito alimentar, a tão falada reeducação alimentar. A pessoa tem que seguir por 10 dias para cada quilo perdido. Ou seja, se ela emagreceu 10 kg deverá fazer a fase 3 por 100 dias. Vários outros alimentos são inseridos, como queijo magro, pães integrais, frutas, alimentos ricos em amido e refeições de ‘Comemoração’, mas a pessoa aprende a comer seguindo uma “escada nutricional”, onde o primeiro degrau é a proteína. O segundo são os legumes. O terceiro, duas frutas por dia. O quarto, duas fatias de pão integral por dia. O quinto, 40 gramas de queijo por dia. O sexto, duas porções de amido por semana (feijão, lentilha etc). O sétimo, dois jantares de “gala” por semana. Além do consumo diário de 2 colheres e meia de sopa de farelo de aveia e 25 minutos de caminhada.

 

Fase 4 (Estabilização): Com o peso restabelecido, a pessoa pode comer normalmente, seguindo três regras simples. Que toda quinta-feira faça a dieta da fase de ataque (proteínas puras) para o resto da vida como forma de controle do peso. Essa medida permite que se coma livremente nos outros seis dias da semana, sem engordar de novo. A segunda regra é que a pessoa deve andar pelo menos 20 minutos por dia e dar preferência às escadas do prédio, substituindo os elevadores. E a terceira regra vital é comer 3 colheres de farelo de aveia por dia.

 

IMPORTANTE: Para calcular quantos dias a pessoa deve seguir em cada uma das fases, é importante responder ao questionário do Peso Ideal – gratuito – no site da Dieta Dukan para o cálculo correto, evitando que a pessoa faça as fases aleatoriamente e de forma errada.

 

A falta de carboidratos nas duas primeiras fases da dieta irá me deixar fraca ou com tonturas.

MITO. Isso não acontece, afinal você consome calorias suficientes para manter-se com energia. A única precaução é com pessoas hipertensas que seguem um ou vários tratamentos para manter a pressão em nível normal. “A dieta age como um mecanismo capaz de baixar a pressão, por isso, é importante consultar o médico à medida que o emagrecimento acontece. Ele deve avaliar a necessidade de diminuição dos medicamentos”, explica Dukan, que completa: “Existem relatos de pacientes com sobrepeso ou obesos que conseguiram parar de tomar os medicamentos, pois já não precisavam mais deles”.

 

A dieta Dukan e a Atkins são a mesma dieta.

MITO. A Dieta Dukan é composta por 100 alimentos — 66 são ricos em proteína e pobres em gordura e 34 legumes que podem ser consumidos à vontade. A dieta Atkins autoriza as proteínas assim como a Dukan, mas autoriza também as gorduras de origem animal à vontade enquanto o Dr. Pierre Dukan as proíbe.

Além disso, a dieta Atkins não permite, ou autoriza muito pouco, a ingestão dos legumes. Enquanto esses são um dos pilares da dieta Dukan.

Outra grande diferença entre elas é que a dieta Atkins não propõe um programa de estabilização, enquanto a Dukan oferece duas fases, a de consolidação (3ª fase) e a de estabilização definitiva (4ª fase) para a manutenção do peso obtido.

A Atkins também não indica atividade física enquanto a Dukan prescreve 20 minutos de caminhada na fase de ataque, 30 minutos durante a Cruzeiro, 25 minutos na Consolidação e 20 minutos para o resto da vida quando estiver na Estabilização.

 

A Dieta Dukan pode ter efeitos nocivos para o rim e o intestino.

MITO. “É importante lembrar que a fase de ataque (a mais proteica) dura no máximo 7 dias, além de ter a regra de beber bastante água (no mínimo 2 litros por dia)”, coloca Dukan, que defende que o método não tem a capacidade de causar lesão renal em indivíduos sadios ao seguir as orientações corretas de tempo da dieta de ataque e quantidade de água a ser ingerida.

 

Na Dieta Dukan não é preciso contar calorias.

VERDADE. Mais importante que contar o número de calorias é verificar a qualidade das mesmas. Existe diferença entre comer 100 calorias em forma de bolo de chocolate ou 100 calorias em carnes e peixes magros. “Apesar de ser a mesma quantidade em ambos os casos, o açúcar e a proteína são processados de formas diferentes dentro do nosso organismo. A ingestão de proteína gera muito mais gasto energético: quando você consome 100 calorias de proteína, o gasto calórico é de cerca de 30 calorias, ou seja 30% do alimento”, explica Dukan. Açucares são alimentos de fácil e rápida absorção: quando você come 100 calorias de açúcar, o trabalho de absorção gasta somente 7 calorias, restando 93 calorias, que se transformam em gordura!

 

O farelo de aveia ajuda a emagrecer.

VERDADE. O farelo de aveia tem ação emagrecedora. E isso se explica por 3 razões: ele absorve até 25 vezes seu volume de água, o que dá uma sensação de saciedade; estimula o funcionamento do intestino e sua viscosidade ao eliminar cerca de 5% das calorias dos alimentos consumidos. E permite preparar várias e deliciosas receitas da dieta (crepes, panquecas, muffins, massa de pizza, etc). Na fase Ataque, a dose é de 1 e ½ colheres (sopa) por dia, na fase de cruzeiro 2 colheres (sopa) por dia, na consolidação 2 e ½ colheres (sopa) por dia e na estabilização 3 colheres (sopa) para o resto da vida.

 

Todos os alimentos diet e light são liberados.

MITO. Somente os alimentos que não contém açúcar (Zero Açúcar) como o chiclete, os refrigerantes Zero. Apenas as menções light e diet não são suficientemente para determinar se entram ou não na dieta. Por isso, é preciso avaliar os componentes do produto.

 

Priorizar o consumo de proteínas faz essa a dieta ser um sucesso.

VERDADE. Por se tratar de uma dieta rica em proteína, ela tem grande poder de saciedade, ou seja, você não passa fome. Além do mais, os resultados rápidos da primeira fase (que poder durar até 7 dias) são muito motivadores. Além disso, com a substituição da farinha branca pelo farelo de aveia é possível incluir o pão, a pizza e os bolos Dukan no cardápio das fases seguintes. Portanto, seguindo os princípios dos alimentos permitidos, é possível ter uma dieta variada e saborosa.

 

É preciso consultar um médico e fazer um check up.

EM TERMOS. A realização de exames antes do início da dieta é importante para detectar deficiências nutricionais ou alterações hormonais que possam prejudicar o processo de emagrecimento. Até quem nunca apresentou problemas de saúde deve fazer exames para verificar se tem algum disfunção na tireoide e confirmar a inexistência de uma doença renal. Também é importante que sejam avaliados os níveis de açúcar no sangue, colesterol e triglicerídeos que, segundo Pierre Dukan, costumam ser regularizados com a dieta. Pacientes que usam medicações podem apresentar contraindicação à dieta ou necessitar de ajustes nas doses utilizadas.

 

A Dieta Dukan é pobre em vitaminas.

MITO. A dieta permite consumir uma série de legumes e verduras, alimentos ricos em vitaminas e minerais, além de fibras e carboidratos. O importante é que o indivíduo aproveite a lista de 34 legumes e verduras permitidos e varie bastante o cardápio!

 

A Dieta Dukan é indicada apenas para pessoas com sobrepeso e obesas.

VERDADE. O método tradicional da Dieta Dukan foi feito para as pessoas que sofrem de sobrepeso ou obesidade. Em média, as pessoas que fazem o método tradicional da Dieta Dukan querem perder 10 kg. Portanto, a Dieta Dukan não é recomendada para quem quer perder menos de 6 a 7 quilos. Para esses casos, o Dr. Pierre Dukan criou uma versão mais branda, o método Escada Nutricional.

 

As duas primeiras fases da dieta excluem a fruta do cardápio.

VERDADE. As frutas são excluídas da dieta por causa da frutose, mas é possível se beneficiar de vitaminas e substâncias antioxidantes ingerindo legumes. É preciso saber que, por exemplo, um pimentão tem tanta vitamina C quanto uma laranja. O mesmo acontece com a couve e vários outros legumes. Para atingir uma carência profunda de vitamina C, é preciso ficar seis meses sem consumi-la. Mas a pessoa pode consultar seu médico para verificar se no caso dela é necessário a ingestão de vitamina suplementar durante a dieta.

 

Os doces são proibidos na Dieta Dukan.

MITO. Esse é um grande engano. O doce é liberado desde a Fase Ataque desde que a receita tenha apenas os ingredientes que entram na lista de alimentos permitidos nessa fase, como leite em pó desnatado e leite desnatado que permitem elaborar receitas, como Pudim de Leite Dukan, Musse de Maracujá Dukan e Doce de Leite Dukan.

 

 

Foto: Depositphotos

 

 

VEJA TAMBÉM

Berinjela emagrece, é detox e faz bem!
Receitas de tapiocas funcionais
Chá de hibisco não deixa acumular gordura

Perca peso com gengibre

2 thoughts on “Mitos e verdades sobre a Dieta Dukan”

  1. Eu vou tentar fazer essa dieta, porque ela me pareceu ser muito efetiva. Já tentei perder peso de várias formas, mas tenho dificuldades em ter disciplina pra seguir à risca a dieta, mas vou fazer o possível pra fazer essa. obg por você estar compartilhando.

    1. Damaris,

      Tenta, sim!
      Muita gente conseguiu afinar com a Dieta Dukan. O bacana é que tem até receita de doces. Então, se bater aquela vontade de um docinho, você tem opções. Mas, avalie também se você é uma pessoa muito ansiosa. Isso é o que mais prejudica as dietas. Se for o seu caso, talvez seja interessante buscar ajuda de um psicólogo. 🙂

      beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *