Vitamina D benefícios

Vitamina D: 11 motivos para investir nela

Entenda a importância da vitamina D para o corpo. Ela tem poderes que você nem imagina e é capaz de ajudar até no emagrecimento!

 

A vitamina D é produzida pelo nosso corpo quando os raios ultravioletas do sol penetram na pele. No entanto, ela também pode ser encontrada em pequenas quantidades em alguns alimentos, como salmão, atum e gema de ovo, e também como suplemento. “Esse nutriente passa por processos de conversão que acontecem no fígado e nos rins para ser metabolizada e aproveitada pelo organismo”, explica a médica Isis Toledo (CRMSP 181331), que atende em consultórios em São Paulo (SP), Brasília (DF) e Florianópolis (SC).

 

Vários estudos científicos comprovam a importância da vitamina D para a saúde física e mental, daí a importância de realizar exames periódicos para verificar os níveis dela no organismo. E se for constatado valores baixos, o médico pode orientar a suplementação.

 

No entanto, a Dra. Isis lembra que é fundamental para a saúde cultivar um estilo de vida que permita desfrutar de doses saudáveis de exposição ao sol.

 

Confira a seguir 11 razões para cuidar dos seus níveis de vitamina D:

 

 

1- Diminui a dor

Algumas pesquisas indicam que a deficiência de vitamina D está relacionada com dores musculares e fraqueza do músculo esquelético, principalmente em indivíduos com idade mais avançada. “Manter bons níveis dela no organismo proporciona um bom funcionamento dos músculos em geral e ainda traz benefícios para a força e para a resistência”, diz Dra. Isis.

 

2- Melhora a depressão

Estudos revisados encontraram correlação dos níveis de vitamina D no sangue e a depressão. “Ainda não há comprovação de que a deficiência de vitamina D seja a causa de depressão, mas a suplementação da vitamina demonstrou uma grande melhora em sintomas depressivos”, fala a médica.

 

3- Ajuda a evitar a perda de memória

Receptores de vitamina D estão presentes no cérebro e pesquisas indicam que a ela sirva de proteção contra agentes danosos, inclusive a formação de placas características da Doença de Alzheimer, que causa demência e perda de memória.

 

4- Previne o diabetes

Segundo Isis Toledo, bons níveis de vitamina D protegem o organismo contra o diabetes dos tipos 1 e 2, combatendo a resistência à insulina e a hiperglicemia. A explicação é a de que o pâncreas precisa de vitamina D para a secreção de insulina, o que é essencial para o controle dos níveis de açúcar no sangue.

 

5- Para viver mais e saudável

Bons níveis de vitamina D estão associados com a redução da pressão arterial em pessoas hipertensas. Além disso, um grande estudo com indivíduos de 50 a 74 anos de ambos os sexos demonstrou forte correlação em relação às baixas concentrações de Vitamina D (25(OH)D) e mortalidade por todas as causas, inclusive por doenças cardiovasculares, respiratórias e câncer.

 

6- Combate infecções e inflamações

Segundo a médica, a vitamina D ajuda o sistema imunológico a combater infecções e também inibe o desenvolvimento de doenças autoimunes como diabetes, artrite reumatóide, lúpus e esclerose múltipla. “Da mesma maneira, esse nutriente é conhecido como um agente anti-inflamatório que previne e combate a inflamação crônica, relacionada a diversos processos patológicos e surgimento de doenças”, explica Dra. Isis Toledo.

 

7- Ajuda a ganhar músculos

De acordo com a endocrinologista, durante muito tempo o óleo de fígado de bacalhau era recomendado para o combate de raquitismo, mas só depois que esse efeito foi associado à vitamina D presente no óleo. “Ela ainda ajuda a prevenir a perda muscular em indivíduos com idade mais avançada uma vez que ajuda o corpo a realizar a síntese de proteína”, afirma a médica.

 

8- Deixa os ossos fortes

A vitamina D está relacionada com crescimento ósseo em crianças, adolescentes bem como previne a perda óssea em idosos. “O nutriente contribui para a absorção de cálcio e do fósforo, por isso mantém ossos e dentes fortes, além de melhorar a densidade óssea.” Nesse sentido, há ainda bons indícios de que ela ajudaria na prevenção até mesmo de cáries, que se trata de uma desmineralização óssea.

 

9- Previne e combate o câncer

Para se ter ideia do poder dessa vitamina, um estudo realizado na Creighton University School of Medicine, em Nebrasca, revelou que os suplementos de vitamina D e cálcio podem reduzir o seu risco de câncer em 77%! E isso inclui o câncer de mama, de cólon, de pele e outras formas de câncer. “As células cancerígenas se proliferam rapidamente e, nesse sentido, a vitamina D é capaz de auxiliar, reduzindo a taxa de multiplicação e proliferação delas”, explica a médica.

 

10- Equilibra os hormônios

Pesquisas indicam que níveis mais altos de vitamina D em homens mais velhos estão associados com bons níveis de testosterona, refletindo em uma melhor saúde em geral e reprodutiva. E o mesmo acontece com as mulheres, sendo que ambos os sexos se beneficiam até mesmo com a melhora do humor. “Isso acontece porque o cortisol, hormônio relacionado aos efeitos nocivos do estresse, é controlado e tem seus níveis diminuídos pela vitamina D.”

11- Auxilia no emagrecimento

Existe uma importante relação entre os níveis de vitamina D e a capacidade do corpo em queimar gordura e, consequentemente, perder peso. “Esse fenômeno se deve à presença de receptores de vitamina D nas células que, ao serem estimulados, intensificam a queima de gordura. O nutriente ainda ajuda o cérebro a evitar a fome excessiva e os desejos repentinos, auxiliando no sucesso da dieta”, detalha a médica. Outro benefício seria a absorção de vitaminas e minerais necessários para a perda de peso e diminuição do apetite. “A vitamina D ainda influencia sobre os níveis de cortisol, hormônio que estimula o acúmulo de gordura abdominal”, finaliza Dra. Isis Toledo.

 

Fontes:
Escritório de Suplementos Dietéticos – National Institutes of Health NIH | Departamento de Saúde e Serviços Humanos do Governo Americano
Vitamin D Council | ONG que atua na conscientização da importância da Vitamina D
Clínica MAYO | Evidências sobre efeitos da Vitamina D

 

Foto: Depositphotos

 

LEIA TAMBÉM:

Vegetais congelados perdem vitaminas?
Emagreça e ganhe mais saúde com o Kombucha
Brownie de grão-de-bico fit
Alimentos que blindam a imunidade

Gostou? Pode compartilhar!Share on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *